quarta-feira, 25 de junho de 2008

PONTO DE CULTURA IMAGEM & AÇÃO


srfgxujws,
Um importante marco na trajetória do GRUPO COEXISTA, foi a aprovação da parceria com a Prefeitura de Contagem e o Ministério da Cultura para implantação de um Ponto de Cultura na Vila Barraginha. Esta nova experiência ampliou as possibilidades de intervenção, articulando as ações existentes a uma proposta diferenciada focada na produção áudio-visual.

Segundo Léo, morador da comunidade da Vila Barraginha e idealizador da proposta, o nome do ponto de cultura é “Imagem e Ação”. A principio a idéia nos remete a aquele jogo de tabuleiro para ser jogado em grupo onde o objetivo é descobrir palavras e expressões. O nosso jogo também será jogado em grupo, mas o objetivo será descobrir coletivamente caminhos para a construção de um novo mundo possível. O ponto de cultura, deverá ser um referencial em educação popular e empreendedorismo cultural. Sua principal função será o desenvolvimento pessoal e coletivo, através da realização de palestras, cursos, produção de áudio e vídeos, projetos de inclusão digital, atividades culturais entre outros, coletando e disseminando informações, formas e instrumentos a serem utilizados para operar as mudanças e transformações na busca de uma sociedade mais igualitária.

Especificamente sobre a comunidade da Vila Barraginha, a proposta é produzir um documentário registrando a memória oral dos moradores e a eminente transformação decorrente da urbanização e reassentamento. Outra iniciativa será a implementação do “Museu Comunitário 18 de Março”, data da maior tragédia ocorrida na comunidade da vila Barraginha, que ceifou 36 vidas, centenas de feridos e 1700 desabrigados.

O Grupo COEXISTA, através do ponto de cultura, pretende ainda, registrar as demandas e conquistas dos movimentos organizados de promoção dos direitos humanos, fomentando a visibilidade e divulgação das lutas dos grupos do movimento GLBT, de promoção da igualdade racial, de mulheres grupos de defesa dos idosos, jovens, etc... Estas iniciativas terão culminância na feira da diversidade “COEXISTA CULTURAL”, onde pretendemos estimular a participação de artistas da cidade, mesclando linguagens e estilos num grande evento em prol do respeito às diferenças.

Outro objetivo do projeto é contribuir para a ampliação das formas de interlocução entre agentes culturais, a partir da troca de experiências e para a democratização da produção e o acesso à conteúdos audiovisuais no Estado de Minas Gerais, veiculando e circulando os bens produzidos atingindo 18 milhões de pessoas (público da Rede Minas).

O ponto de cultura gerenciado pelo grupo COEXISTA será uma rede de iniciativas, na busca de articulações e construção de consensos, significativamente necessários para avançarmos na conquista dos direitos humanos. Em igual tempo, queremos disseminar através de ações inclusivas e iniciativas de promoção social a compreensão de que os Direitos Humanos são universais, indivisíveis e podem ser atingidos e extensivos a todos os seres humanos.

Nenhum comentário:

COEXISTA

PENSO, LOGO COEXISTO