Desde maio de 2009, o COEXISTA - Grupo de Consciência Existencial e Coletiva, com o apoio do DCE - Diretório Central dos Estudantes da Puc-Contagem está mobilizando um Abaixo-assinado solicitando a reforma, requalificação e reabertura do Parque Fernão Dias, importante espaço de convivência e lazer da região metropolitana de Belo Horizonte.
O Objetivo é conquistarmos 10.000 (dez mil) assinaturas para realização de uma Audiência Pública onde será debatido com a população e autoridades competentes o destino do equipamento.
Situado na divisa entre os municípios de Betim e Contagem, o Parque Fernão Dias possui mais de 1,3 milhões de metros quadrados, 23 (vinte e três) quadras poliesportivas, 2 (dois) campos de futebol, playground, mini-cidade, banheiros, duchas, pista de bicicross e o único um velódromo do Estado de Minas Gerais. Este equipamento de competição de ciclismo de velocidade já sediou importantes competições nacionais e serviu de espaço para treinamento de atletas olímpicos.
Apesar estar localizado em zona urbana, o Parque fernão Dias dispõe de duas importantes nascentes e considerável mata nativa (60% de toda área), onde são encontrados representantes da flora com potenciais biológicos, educativos, econômicos e medicinais. A fauna local inclui variadas espécies de animais silvestres em seu habitat natural.
Nestes três anos abandono, a degradação do local se acentuou, impedindo o equipamento propiciar a população o desenvolvimento das funções social, estética, educativa, psicológica e urbanística.
Por tudo isto, esta iniciativa visa articular atores interessados na requalificação do espaço publico visando possibilitar a realização de atividades de lazer, esporte, cultura e educação ambiental no local, atendendo aos visitantes e a população de Contagem/ Betim, especialmente a juventude;
Justificativa
Tendo como ponto de partida a atual situação do parque e a quadro de degradação resultante do abandono, esta proposta tem como objetivo iniciar o processo de mobilização para implementação de um amplo projeto de requalificação do Parque Fernão Dias, considerando as bases legais e institucionais existentes e a capacidade operacional e de gestão dos agentes públicos envolvidos para garantia do funcionamento e democratização do parque e do lazer.
Vitima costumas de preconceito, o lazer habitualmente é associando-o à ociosidade, ao nada fazer, e em alguns casos ao vício ou à marginalidade. Felizmente, essa visão está cedendo lugar a um conceito mais moderno, humano e de cidadania, reconsiderando o lazer, tal como trabalho, moradia, saúde, educação, entre outros, é um direito de todos e todas, expresso inclusive em nossa Constituição Federal.
O ideário seria que todas as pessoas tivessem a oportunidade de praticar atividades de acordo com seus interesses, procurando, dessa forma, exercitar, no tempo disponível, o corpo, a imaginação, o raciocínio, a habilidade manual, o relacionamento social, o intercâmbio cultural e a quebra da rotina.
Contudo, é preciso lutar contra vários aspectos que inibem e dificultam a prática do lazer, como a distinção de classes sociais, fator econômico, o nível de instrução, a faixa etária, o gênero, entre outros fatores, limitando-o a uma minoria da população.
Portanto, para a democratização das atividades é preciso acabar com o equívoco de somente associar o acesso ao lazer à riqueza financeira, onde as pessoas com melhores condições usufru-em de espaços como clubes, hotéis fazenda, retirando a possibilidade de segmentos menos favorecidos da nossa sociedade de vivenciar experiências criativas e de lazer.
O direito ao lazer é um bem cultural, indissociável de quaisquer esforços de melhoria da qualidade de vida, utilizando a animação cultural, a recreação e o esporte como importantes e eficazes instrumentos de promoção social de todos, principalmente das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
A realização de atividades recreativas visa proporcionar aos participantes a recuperação do vigor orgânico e equilíbrio emocional através atividades físicas, mentais, artísticas e sócio-culturais. O brincar constitui-se como linguagem infantil por excelência, através da qual as crianças expressam, de forma espontânea, as suas crenças, atitudes, criatividade e valores, colocando corpo, mente, sentimentos e espírito em evidência.
Por tudo isto, reconhecendo a importância do Parque Fernão Dias, nas suas dimensões ambiental, social, econômica, cientifica, política e urbana e a necessidade de preservação deste grande patrimônio de nosso estado é imperativo buscarmos uma solução pactuada entre a Prefeitura Municipal de Contagem, a Prefeitura Municipal de Betim e o Governo do Estado de Minas Gerais, visando garantir e democratizar a oferta de lazer a população local e visitantes, assim como a preservação ambiental desta grande patrimônio que é o Parque Fernão Dias.
INFORMAÇÕES: (31) 9123-1787